Realidade

Realidade

Aumentada e Virtual

Realidade Aumentada e Virtual

A Realidade Aumentada (RA) é uma tecnologia que permite sobrepor elementos virtuais à nossa visão da realidade, ou seja, é a integração de elementos ou informações virtuais a visualizações do mundo real através de uma câmera e com o uso de sensores de movimento. Com a ajuda de tecnologias de realidade aumentada a informação sobre o mundo real ao nosso redor se torna interativa e digitalmente manipulável.

A realidade aumentada é utilizada de muitas formas nas áreas do ensino, design de produtos, ações de marketing, em treinamento e suporte em plantas industriais, entre outros. A realidade aumentada altera o mundo real do usuário, enquanto a realidade virtual substitui completamente o mundo real do expectador.

Apesar de estarem entrelaçadas, são revoluções diferentes. Enquanto a Realidade Virtual (RV) permite criar um mundo virtual do zero com tudo aquilo que quisermos, o que a Realidade Aumentada faz é adicionar elementos virtuais (informações adicionais em forma de gráficos ou imagens) em nosso ambiente real.

O Colégio UMJ aplica a Realidade Aumentada e a Realidade Virtual das seguintes maneiras:

• Utilização de Óculos de imersão real e hologramas para e formação de estudantes inserindo-os em uma situação real que demande observação, reflexão e decisão.
• O uso de Scanners Faciais já é um serviço oferecido pelo Colégio UMJ, capaz de reconhecer a face de uma pessoa logo no acesso ao prédio.