Nossa História Colégio UMJ

A Fundação Alagoana de Pesquisa, Educação e Cultura, denominada FAPEC, iniciou suas atividades em janeiro de 1996 e, desde então, tem desenvolvido suas atividades em prol da sociedade alagoana.

Em julho de 1999, obteve autorização da Secretaria da Educação e do Desporto do Estado de Alagoas para o credenciamento do Centro de Educação Tecnológica de Alagoas – CET e, assim, a autorização para ofertar Cursos Técnicos de nível médio.

Dois anos depois, em janeiro de 2002, a FAPEC obteve, junto ao Ministério da Educação – MEC, o credenciamento da Faculdade de Tecnologia de Alagoas – FAT, Instituição de Ensino Superior, bem como a autorização para funcionamento de Cursos de Graduação.

E, após ser atestada pelo MEC como a melhor faculdade alagoana por meio do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição – IGC, a Faculdade de Tecnologia de Alagoas  – FAT  passou a ser credenciada junto ao Governo Federal, desde 2020, como Centro Universitário Mario Pontes Jucá – UMJ.

E, em 2021 a UMJ lançou o Colégio UMJ, que atende as necessidades para o cumprimento da nova BNCC, onde com a  Lei nº 13,415/2017, o Novo Ensino Médio será implementado para os alunos da 1ª Série do Ensino Médio, a partir de 2022, estando em todas as turmas do país até 2024, seguindo as alterações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

O Colégio UMJ possibilita inserir o aluno no universo das novas tecnologias e fomenta a inovação e protagonismo juvenil, promovendo a melhoria no processo de ensino-aprendizagem do aluno, expandindo os conhecimentos e desenvolvendo a melhoria na qualidade de ensino. Estimulando, assim, a criatividade, raciocínio lógico, colaboração, capacidade de pesquisa, conhecimento científico e diversas habilidades e competências essenciais para formar um cidadão preparado para o futuro.

Para a formatação deste Ensino Médio o Colégio UMJ considerou o desenvolvimento de práticas pedagógicas que contemplem tanto a formação geral baseada nas competências e habilidades da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) em 1.800 horas quanto a formação específica, centrada na oferta de itinerários formativos em 1.200 horas completando todo o percurso de 3.000 horas previstas para o Novo Ensino Médio. Todos os itinerários são estruturados em quatro eixos: Investigação Científica, Mediação e Intervenção Sociocultural, Processos Criativos e Empreendedorismo. É nesse sentido que esta proposta se debruça, oferecendo Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio.

Considerando que o Colégio UMJ possui laboratórios de ponta, a articulação da teoria e prática permite ofertar os itinerários com um excelente suporte de aprendizagem. Desta forma, os laboratórios e espaços disponíveis possibilitam que, através do fomento ao protagonismo juvenil e a organização dos seus projetos de vida, os jovens poderão aprofundar e ampliar suas aprendizagens, consolidando e desenvolvendo habilidades para uma formação integral e finalmente uma formação profissional condizente com as exigências do mercado.

No momento em que pretendemos ofertar a Educação Básica, estamos nos aperfeiçoando ao máximo para que a proposta do Colégio esteja alinhada ao dinamismo e ousadia exigidos pela BNCC e pela própria Reforma do Ensino Médio. Os desafios são muitos, e no caso específico do Ensino Médio, requer que a escola esteja antenada a um processo consistente de formação continuada dos docentes, tanto no sentido do desenvolvimento das propostas da BNCC e da reforma do Ensino Médio, quanto nas perspectivas de um acompanhamento pedagógico que possa monitorar o percurso formativo dos estudantes, através de um processo de avaliação formativa,   que possa ofertar ao docente um painel da aprendizagem coletiva.