Novo Ensino Médio Colégio UMJ

Novo Ensino Médio

Concebemos o COLÉGIO UMJ. como uma instituição de ensino, que pretende ofertar, de forma gradual, os vários níveis da Educação Básica. Um dos pontos importantes da oferta que se pretende realizar é deixar clara a relação entre o COLÉGIO UMJ, a FAPEC e a UMJ. Como instituições formadoras, a UMJ e o COLÉGIO UMJ propõem o desenvolvimento integral dos seus estudantes, e a sequência de estudos através da oferta de um ensino que tenha na construção dos projetos de vida dos jovens a principal proposta para a formação dos estudantes como bons cidadãos e profissionais qualificados. Tendo a expertise da IES como um dos pontos norteadores da prática pedagógica, ou seja, a alternância dos pressupostos teóricos com a prática laboratorial coletiva, o COLÉGIO UMJ propõe que a formação dos estudantes esteja baseada na leitura e interpretação dos fenômenos sociais, econômicos, políticos, culturais e científicos, assim como na resolução coletiva de problemas práticos da vida em sociedade.

Uma escola mais assertiva e provocadora, onde, depois de imerso nos conhecimentos básicos das áreas de conhecimento e componentes curriculares o estudante possa inferir sobre os problemas propostos e escolher sua área de conhecimento para aprofundamento. O Brasil passa pelo processo de implementação das novas propostas para uma nova formatação da Educação Básica, e em particular, do Ensino Médio. No momento em que pretendemos ofertar a Educação Básica, estamos nos aperfeiçoando ao máximo para que a proposta do COLÉGIO UMJ esteja alinhada ao dinamismo e ousadia exigidos pela BNCC e pela própria Reforma do Ensino Médio. Os desafios são muitos, e no caso específico do Ensino Médio, requer que a escola esteja antenada a um processo consistente de formação continuada dos docentes, tanto no sentido do desenvolvimento das propostas da BNCC e da reforma do Ensino Médio, quanto nas perspectivas de um acompanhamento pedagógico que possa monitorar o percurso formativo dos estudantes, através de um processo de avaliação formativa, que possa ofertar ao docente um painel da aprendizagem coletiva e individualizada dos seus estudantes.