A Lei nº 13.415/2017 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu uma mudança na estrutura do ensino médio, ampliando o tempo mínimo do estudante na escola de 800 horas para 1.000 horas anuais (até 2022) e definindo uma nova organização curricular, mais flexível, que contemple uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a oferta de diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes, os itinerários formativos, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional. A mudança tem como objetivos garantir a oferta de educação de qualidade a todos os jovens brasileiros e de aproximar as escolas à realidade dos estudantes de hoje, considerando as novas demandas e complexidades do mundo do trabalho e da vida em sociedade.
O Novo Ensino Médio pretende atender às necessidades e às expectativas dos jovens, fortalecendo o protagonismo juvenil na medida em que possibilita aos estudantes escolher o itinerário formativo no qual desejam aprofundar seus conhecimentos. Um currículo que contemple uma formação geral, orientada pela BNCC, e também itinerários formativos que possibilitem aos estudantes aprofundar seus estudos na(s) área(s) de conhecimento com a(s) qual(is) se identificam ou, ainda, em curso(s) ou habilitações de formação técnica e profissional, contribuirá para maior interesse dos jovens em acessar a escola e, consequentemente, para sua permanência e melhoria dos resultados da aprendizagem.
A Lei do Novo Ensino Médio, que altera a LDB, não trata especificamente do ENEM. O MEC compreende que o ENEM deverá se adequar à BNCC, portanto a mudança será gradual e só deverá ocorrer a partir de 2020.
Os itinerários formativos são o conjunto de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo, entre outras situações de trabalho, que os estudantes poderão escolher no ensino médio. Os itinerários formativos podem se aprofundar nos conhecimentos de uma área do conhecimento (Matemáticas e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas) e da formação técnica e profissional (FTP) ou mesmo nos conhecimentos de duas ou mais áreas e da FTP. As redes de ensino terão autonomia para definir quais os itinerários formativos irão ofertar, considerando um processo que envolva a participação de toda a comunidade escolar.
A lei dispõe sobre o desenvolvimento de projetos de vida dos estudantes, o que será o momento desencadeador para refletir sobre o que se deseja e conhecer as possibilidades do Novo Ensino Médio. A escola deverá criar os espaços e tempos de diálogo com os estudantes, mostrando suas possibilidades de escolha, avaliando seus interesses e, consequentemente, orientando-os nessas escolhas. Ou seja, é fundamental trabalhar o desenvolvimento do projeto de vida dos estudantes, para que sejam capazes de fazer escolhas responsáveis e conscientes, em diálogo com seus anseios e aptidões.
Estudos promovidos pela Frente Currículo e Novo Ensino Médio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) propuseram que esta parte do currículo seja composta por, pelo menos, três componentes que são: as trilhas de aprofundamentos nas Áreas do Conhecimento ou na Formação Técnica e Profissional, as Eletivas e o Projeto de Vida.
Aprofundamentos: visam expandir os aprendizados da Formação Geral Básica, melhorando os potenciais e vocações dos estudantes, permitindo assim que eles construam sua trajetória com maior tempo dedicado aos conteúdos escolhidos em consonância com seu projeto de vida, personalizando assim seu histórico escolar e ganhando um diferencial na sua formação. Por isso, recomenda-se que os Aprofundamentos tenham duração de, pelo menos, quatro semestres e que tenham carga horária total de, pelo menos, 500 horas.
Eletivas: componentes de livre escolha dos estudantes que possibilitam experimentar diferentes temas, vivências e aprendizagens, de maneira a diversificar e enriquecer o Itinerário Formativo. O estudante pode cursar Eletivas associadas à mesma Área do Conhecimento ou Formação Técnica e Profissional em que estiver se aprofundando ou optar por diversificar a sua formação, escolhendo Eletivas de temas de seu interesse associados a outras Áreas do Conhecimento.
Projeto de Vida: os estudantes terão seu percurso de aprendizagem, com o objetivo primordial de desenvolver a capacidade do estudante em fazer escolhas conscientes, planejar o futuro e agir no presente com autonomia e responsabilidade. Recomenda-se que o projeto de vida seja transformado em componente curricular com carga horária de, pelo menos, dois tempos de aula por semana, a ser desenvolvido ao longo dos três anos de Ensino Médio, sendo no que o foco do 1º ano seja no autoconhecimento de maneira que o estudante consiga fazer escolhas mais assertivas em relação às Eletivas e, especialmente, aos Aprofundamentos.
O estudante deve cumprir uma carga horária mínima de 1.200 horas de Itinerário Formativo, somando-se os Aprofundamentos, as Eletivas e o Projeto de Vida.
O que são unidades curriculares?
São elementos com carga horária pré-definida, formadas pelo conjunto de estratégias, cujo objetivo é desenvolver competências específicas, podendo ser organizadas em áreas de conhecimento, disciplinas, módulos, projetos, entre outras formas de oferta;
O conjunto de unidades curriculares de um Itinerário deve ser organizado em torno de um ou mais dos seguintes eixos estruturantes:
São elementos com carga horária pré-definida, formadas pelo conjunto de estratégias, cujo objetivo é desenvolver competências específicas, podendo ser organizadas em áreas de conhecimento, disciplinas, módulos, projetos, entre outras formas de oferta;
O conjunto de unidades curriculares de um Itinerário deve ser organizado em torno de um ou mais dos seguintes eixos estruturantes:
Aqui no Colégio UMJ você consegue fazer todo o processo de matrícula do seu filho on-line. Essa é a forma mais fácil, rápida e que garante o melhor custo benefício para pesquisa de dados da matrícula. Ela fica disponível no momento da solicitação e pode ser impressa ou salva em PDF.
Qual é a documentação necessária para efetivação da matrícula?
No ato da matrícula on-line é necessário apresentar alguns documentos escaneados como: documento de Identidade ou, na sua ausência, Certidão de Nascimento do aluno, original e cópia, comprovante de conclusão do Ensino Fundamental ,CPF do aluno original e cópia, sendo obrigatória a apresentação se for maior de idade e facultativa se menor de idade. Matricule-se
Para visitar o Colégio é necessário agendar previamente por meio do formulário no nosso site. Com a visita você consegue conhecer a nossa estrutura física, nossa proposta pedagógica e os benefícios que o seu filho vai ter estudando na instituição. Lembrando que a visita não garante vaga. O número de vagas está limitado por idade do aluno, turno e número de vagas ofertadas. https://colegio.umj.edu.br/agende-uma-visita/
A habilidade de se comunicar eficientemente em mais de uma língua é fundamental nesse contexto. Em particular, a Língua Inglesa se tornou um padrão internacional de comunicação. A educação bilíngue torna o processo de aquisição da segunda língua muito mais natural e com resultados significativamente superiores. A proposta metodológica da Língua Inglesa está baseada na leitura, interpretação, produção de textos e conversação, desta forma, trazendo o estudante para uma das exigências mais significativas do mundo contemporâneo que é a de se saber e dominar a língua inglesa. Além disso, o Colégio irá oferecer também a Língua de Sinais (LIBRAS) como uma disciplina obrigatória
há fortes evidências de que o ensino em ambiente bilíngue estimula mais o cérebro das crianças, resultando em um desenvolvimento intelectual mais rápido e completo. Na educação bilíngue, a criança lida com as diferenças de idiomas e culturas desde pequena. Estar exposta a situações do dia a dia em inglês é como estar morando em um país de Língua Inglesa.
O projeto pedagógico está todo pautado no desenvolvimento de práticas pedagógicas que contemplam: a leitura, interpretação, produção de texto e resolução de problemas, na formação básica da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), nos itinerários formativos nas quatro áreas do conhecimento, nas jornadas de formação humana e cidadã, na preparação para o ENEM e nas discussões e construção dos projetos de vida de cada estudante, no acompanhamento individualizado da aprendizagem com a intenção da formação de jovens que assumam o protagonismo de suas formações e da sociedade em que vivem.
O parque tecnológico da UMJ é amplo e diversificado, com acesso a laboratórios de Ciências da Natureza, Engenharias, Gastronomia, Saúde, Arquitetura e etc. Desta forma os estudantes terão acesso às aulas práticas em todas as áreas do conhecimento. Além disso, os estudantes dos Colégio UMJ terão acesso gratuito a todos os serviços das clínicas integradas da UMJ, como a Clínica Odontológica, a Clínica de Apoio Psicológico, a Clínica de Fisioterapia e a Clínica de Nutrição. Dessa forma, integrando a prática dos alunos da graduação acompanhados permanentemente pelos docentes do Centro Universitário, os alunos do Colégio UMJ terão, mediante agendamento, passe livre para serem atendidos e dispor dos diferentes serviços oferecidos à sociedade.
O Colégio UMJ garante a segurança e a integridade dos usuários, através de infraestruturas apropriadas e procedimentos de prevenção de acidentes e sinistros. O pessoal de segurança é treinado para orientação e controle do acesso à Organização. A Acessibilidade Digital que o Colégio UMJ oferece, possibilita que o aluno participe e contribua em igualdade de oportunidades, em qualquer local e ambiente físico ou computacional e a partir de qualquer dispositivo de acesso a sites, conteúdos e aplicativos, utilizando tecnologias assistivas variadas para executarem tarefas.
O corpo docente do Colégio UMJ será composto por professores com experiência no ensino médio e na BNCC, sendo que parte deles também compõe o quadro de docentes do Centro Universitário, permitindo enriquecer as características do corpo docente experiente e com pós-graduação, e, além disso, estarão participando ativamente do processo de formação continuada. O aperfeiçoamento será constante e será baseado no aperfeiçoamento da proficiência das suas disciplinas, na troca de experiências metodológicas exitosas e no acompanhamento individual da aprendizagem.
O valor da mensalidade cheio é de R $1.450,00 e pagando antecipadamente com 10% de desconto, até o dia 1, fica R $1.305,00, esse valor está incluso o chromebook. A política de desconto é de 5% na mensalidade seguindo o grau de parentesco.
Endereço: Av. Presidente Roosevelt, 1200
Barro Duro, Maceió – AL
CEP 57015-450
Telefone: (82) 3328-7000
E-mail: contato@colegio.umj.edu.br
Endereço: Av. Presidente Roosevelt, 1200
Barro Duro, Maceió – AL
CEP 57015-450
Telefone: (82) 3328-7000
E-mail: contato@colegio.umj.edu.br
Endereço: Av. Presidente Roosevelt, 1200
Barro Duro, Maceió – AL
CEP 57015-450
Telefone: (82) 3328-7000
E-mail: contato@colegio.umj.edu.br
Todos os Direitos Reservados – © UMJ – Centro Universitário Mario Pontes Jucá
Clique aqui