Base Comum Curricular

Língua Estrangeira Moderna - Inglês e Comunicação Profissional

Sociologia

Carga Horária: 1800 horas

A especificidade de cada Itinerário Formativo se dará pela oferta de disciplinas eletivas, distribuídas ao longo do curso. Preferencialmente, no primeiro ano será ofertada uma disciplina, no segundo ano 4 eletivas e no terceiro ano outras 3 eletivas. Desta forma, independente do itinerário formativo, a carga horária será a mesma no conjunto de eletivas.

O aluno poderá escolher uma eletiva de outro itinerário, desde que o horário assim permita e acate efetuar o pagamento da carga horária da respectiva eletiva fora do itinerário optado.

Itinerário Formativo

Projeto de Vida

O Projeto de Vida ocorrerá ao longo dos 3 anos. No primeiro ano o objetivo efetivo é de orientar a escolha do itinerário e, nos 2 anos seguintes é utilizar diversas metodologias para ancorar a escolha do aluno.

Disciplinas Eletivas

As unidades curriculares/disciplinas eletivas são ofertadas a partir do primeiro ano, a fim de intensificar a escolha do aluno pelo itinerário. Eventualmente, o aluno poderá escolher disciplinas eletivas de outros itinerários, desde que haja disponibilidade de horário compatível com sua execução.

O Colégio UMJ oferecerá dois itinerários formativos, correspondentes às áreas do conhecimento definidas na BNCC.

Comunicação, Cultura Digital e Uso de Mídias

O objetivo deste itinerário é fazer com que o estudante vivencie de forma prática os principais conhecimentos a respeito das modalidades de comunicação, dinâmica da língua, das plataformas digitais e implicações éticas relativas à sua atuação como jovem protagonista de um mundo cada vez mais articulado com as tecnologias digitais.

Resolução de problemas: aprender, conhecer, calcular e desenvolver

O objetivo deste itinerário é defrontar o estudante com situações problemas de forma prática fazendo com que ele utilize os conhecimentos matemáticos para resolvê-las e com isso inserir-se em um mundo cada vez mais exigente, seja ao longo de sua vida pessoal quanto profissional.

comunicacao-entre-usuarios

Comunicação, Cultura Digital e Uso de Mídias

Resolução de problemas: aprender, conhecer, calcular e desenvolver

Aprofundamento de Conhecimentos

Este componente curricular é o aprofundamento de conhecimentos por área de conhecimento, com foco no ENEM. Por este motivo todas as áreas são contempladas ao longo dos 3 anos.

Linguagens

Ciências da Natureza

Ciências Humanas

Carga Horária: 1.200 horas

A estrutura da Base Comum segue a distribuição das unidades curriculares/ disciplinas até então trabalhadas no ensino médio propedêutico, distribuídas por área do conhecimento: Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, conforme agrupamento por cores no quadro acima.